Wednesday, November 12, 2008

Kafka

Decidi, há dias, k ia aprender kk coisa cd dia..fazer um género de Diário Cultural. =)

Nesse dia, k já nao sei qd foi, talvez dois dias atrás..lol..ya, sou um CADINHO eskecida.. fui fazer um research sobre Kafka, um sujeito k eu desconhecia completamente (e fui gozada pelos meus amigos estrangeiros qd fui a Praga, por nao ter nunca ouvido falar do Kafka).

Franz Kafka nasceu em Praga, República Checa, a 3 de julho de 1883. Foi um grande escritor de ficção da língua alemã do século 20. A sua escrita é bastante influente na literatura ocidental. O seu estilo literário retrata indivíduos preocupados em pesadelos de um mundo impessoal e burocrático.

A escrita de Kafka é marcada pelo seu tom despegado, imparcial, atenciosa ao menor detalhe, e que abrange os temas da alienação e perseguição.

Os seus contos são julgados como verdadeiros e realistas, em contato com o homem do século XXI, pois os personagens kafkanianos sofrem de conflitos existenciais, como o homem de hoje. No mundo kafkaniano, os personagens não sabem que rumo podem tomar, não sabem dos objectivos da sua vida, questionam seriamente a existência e acabam sós, diante de uma situação que não planearam, pois todos os acontecimentos se viraram contra eles, não lhes oferecendo a oportunidade de se aproveitar da situação e, muitas vezes, nem mesmo de sair desta.

Por isso, a temática da solidão como fuga, a paranóia e os delírios de influência estão muito ligados à obra kafkiana, sendo comum a existência de personagens secundários que espiam, e conspiram contra o protagonista das histórias de Kafka (geralmente homens). No fundo, estes protagonistas não são mais que projecções do próprio Kafka, onde ele expõe os seus medos, a sua angústia perante o mundo, a sua solidão interior.

A obra de Kafka tem despertado enorme interesse entre os leitores gays pois, de acordo com Ruth Tiefenbrun, a maior parte dos seus personagens são homens homossexuais, que simultaneamente exibem a necessidade de se esconder e de se exibir.

Os seus trabalhos mais conhecidos: A Metamorfose, Um artista da fome e os romances O Processo, América e O Castelo.

Kafka teve um amigo, Max Brod, que foi seu biógrafo, testamenteiro, organizador e publicou muitas das suas obras. Kafka tinha dito "Dearest Max, my last request: Everything I leave behind me … in the way of diaries, manuscripts, letters (my own and others'), sketches, and so on, [is] to be burned unread." E Max, publicou tudo...loool (ganda amigo pah! lol)

------

Ok..tenho k ver A Metamorfose para matar a curiosidade!

A Metamorfose - publicada pela primeira vez em 1915, narra o caso de um homem que acorda transformado num gigantesco insecto.

By the way... Eu tive aí (foto) em Janeiro/08!!! :p
Imagem: Bronze statue of Franz Kafka in Prague

1 comment:

Anonymous said...

boring...