Wednesday, December 26, 2012

O meu ano 2012



Este ano foi cheio cheio de experiências únicas!
Viver 8 meses na China, andar de cavalo no topo de uma montanha com neve, a nevar, escalar a muralha chinesa, andar de bicicleta em Beijing e em Berlim, apaixonar-me, ver o nascer do Sol sob um mar de nuvens numa das 5 montanhas sagradas da China, a mais de 3000 metros de altura, dormir num templo budista, acordar num templo às 5h da manhã para andar 40minutos e subir para o topo de Emei-Shan e ver o nascer do Sol. Vi cirurgias enormes, vi sangue, osso, órgãos, ouvi bebés a nascerem na sala ao lado. Vi paisagens fantásticas, peguei numa espada chinesa com mais de 300 anos de história, estive circundada por montes típicos belíssimos da província de Guilin, em Yangshuo, andei numa jangada de bambu, ambiente paradisíaco. Conheci a cidade mais relaxada do país chinês, Chengdu, em que o culto ao chá e ao prazer de relaxar era totalmente diferente do resto do país. Provei da comida mais picante da província com comida mais picante da China. Conheci nessa mesma cidade um rapaz do Alasca, que depois me foi visitar a Guangzhou e depois nos cruzamos de novo em Berlim. Vi cores mágicas em lagos, cascatas infindáveis, aquelo som da água, a mais bela água de China, no Parque Natural de Jiuzhaigou. Conhecer finalmente a agitação contagiante de Hong Kong. Passei muito tempo na minha terra natal,  o que foi especial, e principalmente, porque já não passava tanto tempo com os meus Papis há alguns anos.

Vivi depois, quase 3 meses em Berlim, Alemanha. Gostei muito de voltar a Europa! Alternativa é a palavra que melhor para mim descreve Berlim. Pela primeira vez, fiz Waterski! Adorei! Ainda me lembro como estava extremamente cansada depois da quarta ou quinta vez, lembro-me de sentir as pernas e os braços exaustos! Comi a melhor salada do mundo nesta cidade fantástica! Vi raposas e um ouriço-cacheiro no meio de zonas residenciais. Vi o que antes foi a Muro de Berlim, e ouvi e senti a história horrível que lá se passou.  Passei o Verão mais chovoso (com direito a trovoadas!) de sempre!  Descobri também algo bastante interessante: empresas sociais. Nadei no gelado Mar Báltico, em Rostock, a norte de Berlim. Praia e água depois de quase um ano!  Mas, well, não se pode ter tudo! Depois de Berlim, passei uma semaninha por Dublin, principalmente para visitar um amigo, mas esta cidade surpreendeu-me pela positiva. Não esperava gostar tanto como gostei.

Em Setembro voltei a casa, Portugal. Aliás, a uma das casas, já que Macau foi onde nasci e casa é onde estão os que amamos e onde nos sentimos ligados. Voltei a Lisboa um ano e um dia depois de ter saído. Saudade, aquela palavra tão nossa, tão minha, tão Sintra, tão Lisboa, tão Amigos, tão Café, tão... tanta coisa! Adorei voltar, adorei abraçar os meus amigos. Adoro este clima, as ruas de Lisboa, as ruas de Alfama, o pôr do Sol no Palácio de Pena na minha janela, este nosso céu imenso, rasgado de rosa e laranja...


Para além de todas estas coisas fantásticas, algo ainda mais belo: as pessoas, os Amigos! Conheci pessoas interessantes este ano, pessoas que se tornaram Amigas! Mas ainda mais importantes que esses foram Amigos “antigos”, uns que ao longo deste ano se tornaram ainda mais amigos, que me apoiaram, me ajudaram, me continuam a fazer sentir que sou especial. E é um privilégio continuar a partilhar a minha história com Vocês! I love you, all! E um Obrigada! J

2012 tem sido um ano mesmo fantástico!
Thanks JC!

Susana





No comments: