Este curso, de 10 dias, tinha por base "aprender experienciando".Foi realizado em República Checa, na vila de Říčky v Orlických horách,nas montanhas. Eramos 26 participantes.
Todo o programa era surpresa. As surpresas foram sempre, incrivelmente originais,boas e não tão boas! Fomos diariamente e constantemente sujeitos a vários jogos. Estes jogos retratavam situações várias, algumas delas relativamente extremas. Alguns jogos focavam nos nossos limites físicos (exemplo: Sermos acordados às 5h da manhã e andar/correr na floresta/montanha durante 10 horas,em que fomos sujeitos também a diferentes tarefas, a maior parte delas numa base de trabalho de grupo) e outros focavam nos nossos limites psicológicos e emocionais.
Presenciámos um casamento, que descobrimos depois que era falso. Fizemos vários jogos de estratégia e dinâmica de grupo. Algumas actividades à noite, na floresta, um em grupo e outro individual/dupla. Trabalhamos com máscaras, com a qual, depois, usámos para desenvolver determinadas emoções. Num dos jogos, Labirinto de Vida,simulámos uma vida. Este foi talvez o jogo mais "pesado" para a maioria do grupo.
Para além dos jogos, também nos dividimo em 4 grupos e cada grupo fez uma esculturacom o tema "What is love?"
Todos os dias, reuniamo-nos duas vezes, para partilha de experiências. Estes momentos do dia eram muito importantes para processar tudo o que se tinha experienciado em cada dia.
Neste curso, para além de ter aprendido várias coisas a nível pessoal, também me apercebi da importância de trabalho de grupo, da comunicação e da importânciaque as outras pessoas têm no nosso próprio sucesso, e que a felicidade não depende mesmo só de nós!
A organização está certamente de Parabéns pelo óptimo trabalho realizado!
17.8.2010